Você está aqui: Página Inicial Notícias Workshop de defesa de projetos de monografia

Workshop de defesa de projetos de monografia

por Tatiana Toledo Ferreira última modificação 02/10/2017 14:18
Alunos da licenciatura em Geografia participam da terceira edição do evento

Foi promovida durante o mês de setembro a terceira edição do Workshop de defesa de projetos de monografia do curso de licenciatura em Geografia do Campus Ouro Preto. A atividade, orientada pelo professor Venilson Fonseca em atendimento à disciplina Seminários na Pesquisa em Geografia, teve o objetivo de preparar os alunos para a monografia, a ser desenvolvida no próximo semestre. Nesta etapa, os estudantes precisaram defender e aprovar seus projetos no workshop para seguir adiante.

A cada terça-feira, três projetos de pesquisa foram apresentados. Além da defesa, a atividade contou, também, com um aluno debatedor, responsável por avaliar o projeto do colega. Para o professor, essa dinâmica favorece o desprendimento, responsabilidade e autonomia do jovem cientista.  “Penso que este formato é extremamente salutar e relevante, já que evidencia as pesquisas imaginadas, bem como cria responsabilidade e importância, tanto para o pesquisador, quanto para o debatedor. No formato de apresentador, o aluno experimenta uma parte dos ritos acadêmicos. Ao se colocar na figura de debatedor, o aluno se vê com a responsabilidade de avaliar o trabalho do colega, ressaltando fragilidades e potencialidades que, no fim, servirão para seu próprio trabalho”, explica.

Não apenas o debatedor, mas todos os alunos matriculados na disciplina receberam os projetos dos demais e também tinham a prerrogativa de debater, comentar e criticar os trabalhos. A proposta era a de que, ao contribuir com o colega, os estudantes ajudavam a si próprios, já que as fragilidades eram compartilhadas pela grande maioria.

A lista completa dos projetos apresentados pode ser conferida aqui.