Você está aqui: Página Inicial Notícias Relações raciais

Relações raciais

por Tatiana Toledo Ferreira última modificação 06/12/2017 17:02
Professora e ex-aluna do Campus ministram oficina para alunos da Escola Estadual de Antônio Pereira

IMG20171128WA0009.jpgIncentivar os jovens a pensarem sobre sua condição racial e social no espaço em que vivem, em locais marcados pela extração desenfreada de minério. Esse foi o objetivo principal da oficina ministrada pelas professoras Denise Ziviani (IFMG - Campus Ouro Preto) e Hélen Ramos Jardim (licenciada em Geografia pela Instituição) na Escola Estadual de Antônio Pereira, no dia 24 de novembro.

De acordo com Hélen, além de trabalhar a identidade, a subjetividade e a autoestima racial de jovens negros do distrito, buscou-se incentivar os alunos e professores a desenvolverem, com maior frequência, uma reflexão sobre a condição do negro na sociedade e a condição de sua comunidade, que é majoritariamente negra, segundo o IBGE. “Além disso, fizemos uma reflexão do que precisa ser feito nas comunidades ouro-pretanas para reduzir o índice de violência e morte de negros e negras, para que este grupo passe a ter acesso a saúde, educação, cultura, entre tantos outros direitos”, explica.

IMG20171128WA0010.jpg

IMG20171128WA0008.jpg