Você está aqui: Página Inicial Notícias Exposição de alunos de Design de Joias revela detalhes do território que tantas vezes passam despercebidos

por Tatiana Toledo Ferreira última modificação 06/12/2017 16:22
“Design de Joias: olhares singulares sobre o território” ficará aberta ao público até 6 de dezembro, na Casa dos Contos.

LorenaGomes5.JPGNa noite de terça-feira, 28 de novembro, foi realizada a abertura da exposição “Design de Joias: olhares singulares sobre o território” na Casa dos Contos.  A exposição, que ficará aberta ao público até a próxima quarta-feira, dia 6 de dezembro, apresenta as coleções de joias desenvolvidas pelos alunos durante o curso de Formação Continuada em Design de Joias do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Ouro Preto.

A professora Lorena Gomes, responsável pelo curso e organizadora da exposição, explica que a temática trabalhada buscou uma valorização do território local e dos conhecimentos prévios dos alunos. "Cada um criou uma coleção a partir do próprio olhar para Ouro Preto e região. Cerca de 50 trabalhos, peças únicas e produzidas artesanalmente, revelam detalhes do território que tantas vezes passam despercebidos pelas pessoas que por ali transitam. O povo, a história, a cultura, a arquitetura, a natureza e o cotidiano, captados por olhares atentos e transformados em joias por mãos habilidosas", conta.

Quando?

Visitação de 29 de novembro a 6 de dezembro
De terça a domingo, das 10h às 17h
Segunda-feira, das 14h às 17h

Onde?

Casa dos Contos
Rua São José, 12 - Centro │ Ouro Preto /MG

LorenaGomes.JPG

LorenaGomes4.jpg

LorenaGomes3.jpg

LorenaGomes2.jpg

LorenaGomes6.JPG

LorenaGomes7.JPG

Imagens cedidas por Lorena Gomes

FICHA TÉCNICA

Alunos expositores: Antônio de Araújo │Andresa Cruz │ Caio Marinho│ Cláudia Rosária │ Cléo Dutra │ João Batista Ferreira │ Júlia Fernandes │ Letícia Campos │ Miguel Klutchcouski │ Pedro Rocha │ Rodrigo Cezário │ Valdinéia Correia │

Organização: Prof.ª Lorena Gomes│

Montagem: Daphine Vieira │Júlia Fernandes │ Lorena Gomes│ Rodrigo Cezário │Fotos: Daphine Vieira │ Modelo: Flávia Alves │

Realização: Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Preto (IFMG)│Núcleo de Design de Joias de Ouro Preto (IFMG – Área de Joalheria).

Apoio: Casa dos Contos – Museu e Centro de Estudos do Ciclo do Ouro (SAMF –MG). │

Agradecimentos: professores Alex Bohrer, Gilberto Machado e Benedito Devêza.