Você está aqui: Página Inicial Notícias Gastronomia em Foco

Gastronomia em Foco

por Tatiana Toledo Ferreira última modificação 18/04/2017 12:04
Alunos do curso de tecnologia em Gastronomia ofereceram, entre os meses de março e abril, oficinas gratuitas voltadas para a qualificação de profissionais

TatianaToledo7.JPGAlunos do curso de tecnologia em Gastronomia do Campus Ouro Preto ofereceram, entre os meses de março e abril, oficinas gratuitas voltadas para a qualificação de profissionais do ramo, por meio do “Gastronomia em Foco”. Café da Manhã; Cremes e Sopas; Pães Artesanais Clássicos e Serviços de Recepção e Atendimento ao Cliente foram os temas trabalhados pelos estudantes.

Todas as atividades foram concebidas e executadas de maneira a atender aos requisitos da disciplina Gestão de Eventos, ministrada pela professora Luanda Batista. Ela conta que a ideia surgiu a partir de pesquisas e conversas informais com o mercado, especialmente após a realização da Jornada de Gastronomia, em 2016.

“Existe muita demanda, na cidade, por oferta de cursos de formação para o mercado. Escolhemos trabalhar com esse público porque, além de haver essa necessidade, este é também um nicho de mercado para o aluno. O mercado de eventos em Gastronomia se expandiu muito e não se limita mais somente em realizar coquetéis, jantares, almoços. A oferta de oficinas e de minicursos tem crescido muito. Além disso, ao oferecer tais oficinas, o aluno tem a oportunidade de conhecer a linguagem do trabalhador e as necessidades desses profissionais”, explica Luanda.

Os estudantes foram os responsáveis não apenas por ministrar, mas também por planejar e cuidar da execução de cada etapa envolvida na logística do evento, desde a divulgação, passando pela elaboração de apostilas e materiais de apoio, até a emissão dos certificados. “Dentro da perspectiva de uma escola pública, como a nossa, essa interação com o mercado tem que ser muito mais forte na questão social. Por isso, os desafiei a elaborar oficinas e apostilas com uma abordagem e uma linguagem que estimulassem esse trabalhador a voltar à escola e a ver nossa Instituição como dele também. É importante que essa relação com a sociedade fique mais nítida para o trabalhador, que muitas vezes fica excluído do meio acadêmico. Uma cozinheira me disse que gostou tanto da oficina, que ia replicar o que aprendeu no trabalho dela e se sentiu estimulada a voltar a estudar”, ressalta a professora.

Essa visão é compartilhada pelos alunos do Campus. “Ministrar a oficina de Pães Artesanais Clássicos, além de ter sido uma experiência ímpar em praticar meus conhecimentos adquiridos no IFMG e fora dele, foi principalmente um exercício de cidadania”, destaca Aline Araújo, concluinte do curso. “Poder compartilhar conhecimentos com os trabalhadores da área de gastronomia da região foi engrandecedor, uma forma de retornar para a sociedade o investimento que ela faz em nós, alunos de uma instituição pública de qualidade. Espero ter contribuído para o desenvolvimento profissional dessas pessoas e para a cidade de Ouro Preto”.

Repercussão - A Pousada dos Meninos provou que já tem colocado os ensinamentos do “Gastronomia em Foco” em prática, publicando suas produções em seu perfil nas redes sociais. “Produção de pães caseiros a todo vapor para o café da manhã dos homenageados pelos 30 anos de formados da escola de farmácia da UFOP. Obrigado ao @ifmgouropreto_oficial pela Oficina de Café da Manhã, quando aprendemos a fazer os brioches divinos e o pão rústico de azeitonas”.

pousadadosMeninos1.jpg

AlineArajo.jpg

unnamed1.jpg

SrgioAlfenas.JPG