Você está aqui: Página Inicial Instituição NAPNEE

NAPNEE Campus Ouro Preto

por Tatiana Toledo Ferreira última modificação 09/05/2016 11:31

 

Logo NAPNNE

 

O Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNEE), na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, surge por meio do Programa TECNEP (Programa de Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais que estava ligado à SETEC/MEC. Tal programa visava à inserção e o atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais nos cursos de nível básico, técnico e tecnológico, nos Instituições Federais de Educação (IFEs), em parceria com os sistemas estaduais e municipais, bem como o segmento comunitário.

Missão e componentes

Sua missão é articular pessoas e instituições e desenvolver ações de inclusão, envolvendo técnicos-administrativos em educação, docentes, profissionais contratados, discentes e pais, além da comunidade externa. Dessa forma, o Núcleo pretende implantar a cultura da "educação para a convivência" e a aceitação da diversidade, buscando principalmente a quebra das barreiras arquitetônicas, educacionais e atitudinais. O Núcleo, atualmente, apresenta a seguinte composição:

Carla Cristina Vicente (Pedagoga)- coordenadora

Maria José de Freitas (Técnico Administrativo) - 1ª secretária

Shirlene Bemfica de Oliveira (Professora)- 2ª secretária

Sylvio Nelson Mariano da Motta (Professor)

Alessander Thomaz ( Técnico  Administrativo)

Renata Bastos Ferreira Antipoff ( Professora)

Cristiane de Souza Carvalho (Professora)

Clarice do Rosário Rocha Alves (Pedagoga)

Liliam Ferreira Cunha de Melo (Técnico Administrativo)

Luciana Ferreira (Técnico Administrativo)

Líria Lara Soares (Técnico Administrativo)

José Xavier da Silva Filho (Técnico Administrativo)

Maria Angelica Bifano de Assis (Pedagoga)

Sílvia Grasiella Moreira Almeida (Professora)

Talita Valadares (Pedagoga)

Clarissa Fernandes das Dores (Professora)

Dulce Maria Lopes de Aguiar (Professora Aposentada)

Sala de recursos

A Sala de Recursos do IFMG - Campus Ouro Preto foi institucionalizada em 2010 com a chegada do primeiro aluno surdo no campus. Uma de suas ações é de promover o apoio às atividades educacionais, ampliando, assim, as possibilidades de equidade no processo da educação inclusiva.

Atualmente, a Sala de Recursos se encontra localizada no Pavilhão dos Inconfidentes, no andar térreo. Em um espaço mais adequado, ampliou-se o acervo de livros, revistas, jogos pedagógicos e algumas tecnologias assistivas. Dentro deste ambiente são desenvolvidos projetos de extensão, pesquisa e pesquisa - extensão dentro da temática inclusiva, monitoria e aulas de Português para o aluno surdo , reuniões com pais/responsáveis pelos  alunos com deficiência, visita dos avaliadores dos  cursos de graduação pelo MEC, produção de recursos didáticos para alunos com deficiência e as reuniões do NAPNEE, reuniões entre os TIL’s e sua coordenação.

 

DSC_0183.JPG

DSC_0184.JPG

DSC_0185.JPG

 

Contato:
Telefone: (31)3559-2195
E-mail: napnee.ouropreto@ifmg.edu.br
Ações do documento