Você está aqui: Página Inicial Destaques X Semana de Cultura Afro-brasileira e Africana

X Semana de Cultura Afro-brasileira e Africana

por Débora Mendes de Oliveira última modificação 20/03/2017 11:45
Evento contou com participação de estudantes, docentes, técnicos e pessoas da comunidade

A X Semana de Cultura Afro-brasileira e Africana foi promovida pelo  Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB/IFMG/OP) e colocou em pauta temas sobre relações étnico-raciais, trabalho e gênero por meio de atividades como: palestras, mesas redondas, oficinas e exibição de filmes.

O professor Natalino Neves, um dos responsáveis pela realização do evento, se surpreendeu com a participação significativa de estudantes, docentes, técnicos e pessoas da comunidade. “Em relação a isso é preciso ressaltar a contribuição inestimável dada por docentes de várias áreas juntamente com os seus estudantes na construção dos trabalhos para serem apresentados durante a Semana. O envolvimento dessas pessoas fez toda a diferença!”, ressaltou Natalino.

DboraMendes0603201727.JPG

O professor também agradeceu a Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), a Rádio Província e o ESPACO - Estúdio de Produção Audiovisual Colaborativo que ajudaram na divulgação do evento em âmbito nacional e local, respectivamente.

A Semana que ocorreu entre os dias 6 e 10 de março contou com apoio externo da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania de MG, do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI/UFOP), Mina Du Veloso, Conselho Municipal de Educação de Ouro Preto, Programa Ações Afirmativas na UFMG. Já no âmbito da comunidade interna, as atividades desenvolvidas buscaram promover a integração dos cursos técnicos integrados, subsequentes e superior.

DboraMendes0603201761.JPG

O NEAB/IFMG/OP espera, desde já, contar com a participação de toda comunidade escolar no sentido de produzir trabalhos sobre a temática das relações raciais e de gênero e apresentá-los na XI Semana, que está prevista para acontecer no mês de novembro.

DboraMendes06032017107.JPG

DboraMendes0903201736.JPG