Você está aqui: Página Inicial destaque2 Sipex destaca a importância de projetos de pesquisa e extensão para a Instituição, alunos e comunidade

Sipex destaca a importância de projetos de pesquisa e extensão para a Instituição, alunos e comunidade

por Tatiana Toledo Ferreira última modificação 29/09/2017 13:21
Confira o relato de bolsistas sobre como tais ações contribuem para o crescimento pessoal e aprimoramento da vida acadêmica

copy_of_DSC_1008.JPGO compromisso com uma educação de qualidade passa, também, pelo dever com o aprimoramento do saber científico e pela oferta de diferencial mercadológico e amadurecimento acadêmico aos estudantes. Atividades de pesquisa e extensão tornam-se cruciais nesse processo, já que instituições de ensino precisam caminhar cada vez mais para além da função de graduar alunos.

A última edição do Seminário de Inovação, Pesquisa e Extensão do IFMG - Campus Ouro Preto (SIPEX), realizado entre 28 de agosto e 1º de setembro, foi uma mostra de como conhecimentos adquiridos por estudantes dos cursos técnicos e de graduação podem ser colocados em prol de solução de problemas com o qual se defrontam, bem como para a tomada de decisões em suas futuras carreiras. Ao apresentarem os resultados dos projetos desenvolvidos na Instituição, bolsistas demonstraram de que forma essas atividades configuram-se como uma excelente oportunidade para complementar sua formação profissional.

Para a diretora de Inovação, Pesquisa e Extensão, Gislayne Gonçalves, o evento reforçou a responsabilidade social da Instituição e propiciou a troca e a geração de conhecimento. “A cada edição do Sipex, mostra-se para a comunidade qual foi o destino da verba que foi investida nos projetos e a importância do papel do aluno bolsista para a comunidade científica. O evento também é importante para o aluno, para que desenvolva sua capacidade de se apresentar em público. Para a comunidade interna, é uma oportunidade para que mais servidores e estudantes possam se interessar pela pesquisa ou mesmo por uma área específica que eles ainda não conheciam”, reforça.

Neste ano, as apresentações foram dividas em mesas redondas de acordo com as temáticas dos projetos e inseridas em seminários, que contaram com palestrantes convidados. Ao final, bolsistas e orientadores participaram de debates com o público, que teve a oportunidade de não apenas tirar dúvidas sobre as ações, mas também de contribuir com sugestões para o aprimoramento das iniciativas apresentadas.

DSC_0652.JPG

Experiências

Bolsistas do Campus Ouro Preto relatam suas experiências ao participar de projetos de pesquisa e extensão e de que forma essas ações contribuem para o crescimento pessoal e aprimoramento de sua vida acadêmica. Confira:

“Participar de um projeto de pesquisa foi de grande importância para a aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos, mesmo estando no início no curso. O envolvimento neste tipo de atividade me influenciou fortemente para querer ser uma pesquisadora, praticar a profissão escolhida com rigor científico e com grande embasamento teórico. Por cursar licenciatura, a temática ligada à educação foi essencial para ampliar minha visão. Esta experiência fez com que hoje eu consiga visualizar melhor o caminho que desejo seguir e os desafios pelos quais terei que passar para conquistar meus objetivos. Tive a oportunidade de conhecer outro país para apresentar o projeto em um congresso de educação, coisa que eu nem imaginava que pudesse acontecer”.

Karoline de Lourdes Abreu Souza

Projeto de Pesquisa: Desenvolvimento profissional docente nos institutos federais - estudo exploratório

 

“O projeto de extensão Horta Gastronômica visa cultivar uma horta a fim de ser utilizada como ferramenta pedagógica pela comunidade. Participar deste projeto me possibilita visualizar a integração da escola com a comunidade, o que é bonito de se ver e é de grande importância para ambas. Além disso, é um projeto multidisciplinar, o que possibilita contato com pessoas de cursos diferentes, resultando tanto um aprendizado técnico, que contribui com para meu crescimento profissional, quanto um aprendizado social, pois trabalhar em equipe é sempre um desafio! Desde que ingressei no IF pensei que bom seria se tivéssemos uma horta. Quando soube da existência do projeto logo quis participar, portanto, ver este projeto acontecer é como ver um sonho tomar forma, o que alimenta a alma e dá ainda mais força pra seguir em frente”.

Isadora Morais Sampaio

Projeto de extensão: Horta Gastronômica

 

“Participar do projeto foi muito importante porque ajudou no meu desenvolvimento acadêmico, melhorou minha interpretação de textos e meu aprendizado sobre o uso de ferramentas do computador. Além disso me fez entender um pouco mais sobre o universo das deficiências, inclusive sobre minha deficiência auditiva”.

Cleicimara Ventura

Projeto de pesquisa: Divulga Inclusão

 

“O projeto de modelagem do qual participei significou o início de minha jornada como docente, que é um sonho que tenho deste de minha juventude. O fato de poder trabalhar a transformação do ser humano, buscando o senso crítico e questionador do aluno, move-me a trabalhar não só pela educação, mas também pelo futuro de um país mais igualitário, com uma melhor distribuição de renda, e que todos possam saber e usufruir de seus direitos”.

Cláudio Nascimento

Projeto de extensão: Utilização da Modelagem Matemática para ensinar frações

 

“Apesar de trabalhar há bastante tempo dando aulas de desenhos e de AutoCAD, tive a oportunidade de vivenciar e adquirir novos conhecimentos por meio do Campus Ouro Preto e do curso de Edificações. Sempre tive como metodologia aprender para ensinar, e foi fazendo isso que consegui realizar grandes avanços e conquistas dentro da Instituição. Neste projeto não foi diferente. Pude levar um pouco de meu conhecimento para aqueles que necessitam. Nada melhor do que apresentar um pouco dos avanços e recursos tecnológicos, o uso de uma boa programação e também de critérios que já tenho vivenciado no mercado de trabalho. Neste projeto atendemos alunos, ex-alunos, estudantes de cursos técnicos e superiores e comunidade. Fico muito feliz por estar fazendo algo pela educação deste país”.

Cristiano Coelho – Técnico em Edificações

Projeto de extensão: CAD - Ampliando as habilidades para o técnico em Metalurgia

 

“O Projeto de extensão Oficinas de Voleibol tem como ideia base a inserção de alunos do Ensino Fundamental II de escolas da região no ambiente do IFMG - Campus Ouro Preto. Desta maneira, esses potenciais futuros alunos podem, além de realizar uma prática esportiva regular e desenvolver suas relações interpessoais por meio de atividades em grupo, conhecer um pouco melhor o Instituto. O grande mérito deste projeto é fazer com que tudo que fica dentro desses muros de alguma forma alcance imediatamente a comunidade ao seu redor, sendo este o principal diferencial da extensão em relação à pesquisa e à inovação”.

Edivar Magalhães Júnior

Projeto de extensão Oficinas de Voleibol

Anais, painel e e-book

Além das apresentações e oficinas realizadas durante o SIPEX, os resultados dos projetos de pesquisa e extensão já finalizados ou ainda em andamento serão publicados em Anais do SIPEX e da Semana de Ciência e Tecnologia, durante a qual também haverá mostra de painéis. Resumos expandidos poderão ser publicados em um e-book após avaliação da comissão organizadora.

 

DSC_0889.JPG

DSC_0711.JPG

DSC_0636.JPG

DSC_0618.JPG

copy_of_DSC_0349.JPG

Ações do documento