Você está aqui: Página Inicial destaque2 Inscrições abertas

Inscrições abertas

por Tatiana Toledo Ferreira última modificação 07/11/2017 16:18
Núcleo de Estudos da Arte Luso-Mineira promove colóquio com o tema “O Patrimônio em Minas Gerais: preservação e difusão dos acervos culturais”

O Núcleo de Estudos da Arte Luso-Mineira (NEALUMI) do IFMG – Campus Ouro Preto promove, de 06 a 08 de dezembro, seu primeiro colóquio, com o tema “O Patrimônio em Minas Gerais: preservação e difusão dos acervos culturais”.

O evento irá discutir o patrimônio cultural a partir de uma perspectiva interdisciplinar, onde serão abordados estudos elementares para o conhecimento e preservação dos acervos culturais mineiros. Destaca-se a importância da história da arte, história social, arquitetura e conservação e restauração.

Dessa forma, o colóquio buscará abrir espaço dentro do calendário nacional de eventos com enfoque nos debates em História da Arte e Restauração, oferecendo uma programação rica e diversificada, como palestras, comunicações e mesas redondas. Para isso, contará com a participação de docentes de renome em defesa e pesquisa do patrimônio cultural a fim de promover uma rica troca de conhecimento.

 

Inscrições e programação

 

O prazo para submissão de resumos de artigos termina no dia 13 de novembro (as orientações estão disponíveis no site do evento). Já as inscrições na categoria ouvinte podem ser realizadas até o dia 1º de dezembro pelo site da Funarbe.

A programação completa está disponível em http://nealumi.ouropreto.ifmg.edu.br/.


Sobre o Núcleo

O NEALUMI (Núcleo de Estudos da Arte Luso Mineira) é formado por professores e alunos de graduação do IFMG, campus Ouro Preto, bem como por pesquisadores colaboradores oriundos de outras instituições. Tem por objetivo realizar uma pesquisa sistemática sobre pintores, escultores e arquitetos atuantes em Minas Gerais nos séculos XVIII, XIX e XX (desde que possuam influência de modismos portugueses) e sobre os quais existe pouco ou nenhum material escrito. O núcleo propõe estudos interdisciplinares, com estudos de documentos primários, visitas a monumentos e discussão de textos diversos, de autores portugueses e brasileiros, como os da lavra de Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira, Adalgisa Arantes Campos, Eduardo Pires de Oliveira, Beatriz Coelho e Isabel Lago.

 

 

***Com informações do site do evento

Ações do documento