Você está aqui: Página Inicial destaque2 Campus realiza a 10ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia

Campus realiza a 10ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia

por Tatiana Toledo Ferreira última modificação 09/11/2017 11:33
Confira a cobertura do evento

Confira imagens da 10ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG – Campus Ouro Preto no Facebook

Reunindo eventos em todo o Brasil, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, encabeçada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, foi realizada oficialmente no final de outubro.  O IFMG – Campus Ouro Preto, como instituição participante, promoveu atividades entre os dias 23 e 28 do mesmo mês, comemorando a décima edição do evento.

Seguindo o tema proposto pelo Ministério, “A matemática está em tudo”, as ações voltadas para a popularização da ciência e a socialização do conhecimento foram realizadas no campus acadêmico e também na Estação Ferroviária da cidade. Palestras, exposições, oficinas, minicursos, apresentação de projetos de pesquisa e extensão da Instituição, mostra científica entre escolas da região, dança e música marcaram a programação.

“Quando pensamos nos temas que são propostos às nossas instituições, não podemos nos fechar em nós mesmos, pois fazer ciência e produzir conhecimento não é olhar para dentro, mas para fora. É querer transformar a sociedade. É importante haver uma semana em que pensemos a ciência para fora da instituição, não apenas porque precisamos compartilhar, mas porque devemos à sociedade esse legado”, ressaltou a diretora-geral Maria da Glória dos Santos Laia durante a cerimônia de abertura.

Para a servidora Vânia Quintão, que esteve à frente da coordenação de Eventos e Projetos ao longo dessas dez edições, muitas foram as mãos e os envolvidos na tentativa de ampliar o diálogo institucional e reforçar as estratégias de popularizar o conhecimento científico e a produção acadêmica por meio da Semana de Ciência e Tecnologia do Campus. “Não só pelo tempo, mas também por seus objetivos e resultados, a Semana tornou-se um marco ao estabelecer uma via de mão dupla entre campus e comunidade. Quiçá esses dez anos tenham sido transformação na vida de muitas pessoas”.

Palestras e debates

Reforçando a importância do desenvolvimento e da difusão da produção científica, o campus promoveu, durante dois dias, palestra e debate sobre o financiamento de pesquisa no Brasil. Para o presidente da Fapemig, Evaldo Vilela, a SNCT é um momento oportuno para tratar desse tema com um público majoritariamente jovem. “Nossa juventude anda um pouco perdida: o emprego desapareceu e parece que perdemos um pouco o pique de explicar para eles o valor da ciência e da tecnologia. Acho muito importante o Instituto Federal, em especial vocês, aqui de Ouro Preto, que têm uma tradição muito grande no ensino técnico e tecnológico, promover assuntos como o financiamento de pesquisa. A tecnologia melhora a qualidade de vida e é muito importante que uma SNCT e o IFMG se preocupem em mostrar e esclarecer isso para os jovens”.

“Empreendedorismo, matematicamente falando”, foi o assunto da palestra proferida pelo professor Pachecão. A Olimpíada Brasileira de Matemática, por sua vez, foi tema de uma mesa-redonda composta por professores de Matemática da Instituição.

DSC_1470.JPG

DSC_0481.JPG

DSC_1535.JPG

DSC_1520.JPG

Eventos paralelos

A segunda edição do Ciclo de Debates sobre Teses e Dissertações, organizada pela Diretoria de Graduação e Pós-Graduação, consistiu em uma oportunidade para difundir pesquisas de mestrado e doutorado dos servidores docentes e técnico-administrativos do Campus, em diferentes campos de conhecimento.

Já o Laboratório de Memória e Pesquisa Histórica e a Coordenadoria de Línguas Estrangeiras promoveram o Encontro Interdisciplinar de Humanidades. O evento contou com a participação de professores da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA), que proferiram as palestras “Estado-Nação Iberoamericano pós-independente, reflexões sobre seu estabelecimento e evolução” e “Há matemática na língua”.

DSC_1429.JPG

DSC_1438.JPG

Oficinas e minicursos

DSC_0545.JPG

copy_of_DSC_0401.JPG

DSC_0708.JPG

DSC_0388.JPG

Painéis: apresentação de projetos de pesquisa e extensão

DSC_0530.JPG

DSC_1500.JPG

Dez anos da Semana de C&T do IFMG

DSC_0446.JPG

DSC_0471.JPG

Sobre o Tempo, de Jorge Fonseca, com videoinstalação de We Ph (confira matéria sobre a exposição, que teve prazo de visitação prorrogado e segue em cartaz até o final do mês de novembro)

copy_of_DSC_1405.JPG

Sandbox na Mineração – caixa de areia adaptada à realidade aumentada.

O equipamento foi desenvolvido na Califórnia (EUA). A caixa, adaptada à realidade aumentada, permite a visualização e manipulação de mapas topográficos e linhas de relevo geográficos, facilitando o ensino e o aprendizado dos estudantes que visitam o Parque Natural Municipal das Andorinhas. Por meio da integração com um computador convencional e o kinect, permite aos usuários moldar os mapas do relevo com as próprias mãos.

DSC_0614.JPG

Música, dança e Semana de Educação e Lazer do IFestivo