Você está aqui: Página Inicial destaque2 Campus Ouro Preto dá início ao Programa Diálogos: desenvolvimento profissional docente

por Tatiana Toledo Ferreira última modificação 02/06/2017 15:09
Inscrições para primeira atividade vão até 18 de junho

O IFMG – Campus Ouro Preto dará início neste mês junho, por meio de suas Diretorias de Ensino e da Coordenação Pedagógica, ao Programa Diálogos: desenvolvimento profissional docente. Trata-se de uma proposta dialógica e colaborativa de desenvolvimento profissional que visa proporcionar aos professores um espaço favorável à construção de conhecimentos e à troca de experiências, viabilizando a discussão coletiva sobre a prática pedagógica na Instituição.

Constituído por diferentes modalidades de ações formativas, como palestras seguidas de debates, oficinas pedagógicas, cursos de curta duração e atividades em ambiente virtual, o programa pretende ser um espaço de reflexão, de compartilhamento e de produção de conhecimento sobre o ensino.

De acordo com a coordenadora do programa, a pedagoga Geralda Pena, a proposta surgiu a partir de um diagnóstico realizado em pesquisa sobre as necessidades formativas de professores do Campus Ouro Preto e de demandas dos professores em reuniões pedagógicas. “Muitas vezes esses docentes possuem uma excelente formação na área em que atuam, com mestrado e doutorado, mas não tiveram em seu percurso formativo um curso de licenciatura ou uma formação voltada para o ensino. Em minha pesquisa de doutorado, e em outros trabalhos nessa mesma linha, identificamos essa necessidade formativa dos professores, apontada por eles mesmos como um desafio para a docência”, explica.

A coordenadora ressalta que a proposta do programa não é oferecer uma formação impositiva, mas, sim, propiciar momentos para que os professores possam refletir sobre a própria prática. “Pretendemos também contemplar as sugestões dadas pelos professores durante o Programa, adequando-o às necessidades formativas que forem surgindo. Queremos, ainda, que este seja um espaço para compartilhar experiências exitosas dos professores do Campus”, esclarece. A pedagoga Fabiula Pires enfatiza a possibilidade de partilha que será proporcionada pela iniciativa: “os professores demandam por um momento de troca, de conversa e de encontro, muitas vezes impossibilitado pelo fluxo de atividades não só referente ao ensino, como também à pesquisa e à extensão com as quais estão envolvidos. Esta será uma oportunidade para que eles compartilhem experiências”.

Programação e inscrições

O Programa Diálogos vai oferecer duas edições de debates ou palestras (sempre no início do semestre) e quatro oficinas pedagógicas (realizadas em semanas de prova) neste ano letivo.

A primeira atividade será a palestra “Ser professor(a) nos Institutos Federais: formação, conhecimentos e desafios”, proferida pelo Prof. Dr. Júlio Emílio  Diniz Pereira (FAE UFMG), no dia 20 de junho, às 15 horas, no Auditório Central, onde também será realizada a abertura oficial do Programa.

As inscrições estarão abertas de 1º a 18 de junho, no link: https://goo.gl/forms/VRcOXpPF0kjC7gL73

Já estão programadas também uma Oficina Pedagógica sobre Avaliação para o mês de julho e uma palestra sobre Juventude e escola, para o mês de setembro. A cada encontro do Programa Diálogos serão divulgados os temas e o período de inscrição.

Sobre o Programa Diálogos

Baixe o folder do programa, saiba mais sobre seus objetivos e conheça seus eixos temáticos, ações formativas, equipe e formas de contato.

Folder Programa Diálogos