Você está aqui: Página Inicial destaque2 Alunos do curso técnico em Administração dão exemplo de solidariedade

Alunos do curso técnico em Administração dão exemplo de solidariedade

por Tatiana Toledo Ferreira última modificação 06/04/2017 19:19
“Solidarize-se” movimentou o Campus Ouro Preto entre os dias 29 e 31 de março

DboraMendes22.JPGDespertar a comunidade acadêmica para o exercício da solidariedade e do altruísmo. Com esses objetivos, alunos do 3º ano do curso técnico em Administração promoveram, entre os dias 29 e 31 de março, o Solidarize-se. Sob orientação da professora Cristiane Carvalho, professora que ministra a disciplina Responsabilidade Social, a turma realizou uma série de atividades voltadas tanto para a comunidade acadêmica, quanto externa. “Foi uma semana fantástica, durante a qual os alunos aprenderam a organizar um evento, como se relacionar com outras pessoas e como ser solidário. Eles aproveitaram para colocar em prática muito do que aprenderem na sala de aula, o respeito ao próximo e a quebra dos preconceitos”, explica a professora.

No primeiro dia, o Campus abriu suas portas para receber alunos e professores das escolas municipais Padre Carmélio Augusto Teixeira, Tomaz Gonzaga, Izaura Mendes e Monsenhor João Castilho Barbosa. Na oportunidade, estudantes de Automação, Edificações, Mineração, Administração e Metalurgia do Campus Ouro Preto apresentaram seus cursos para os alunos visitantes, que puderam conhecer, também, alguns projetos desenvolvidos pela Instituição.

O segundo dia de atividades foi voltado para ações de utilidade pública: emissão de CPF, agendamento para emissão de RG, medição de pressão e glicemia, cálculo de IMC, confecção de currículos e corte de cabelo para doação foram algumas ações que movimentaram o Hall do prédio da Administração. Para realizar os atendimentos, os alunos contaram com algumas parcerias, como a Escola de Ensino Técnico Eurípedes Barsanulfo, a cabeleireira Enierte Marília, o Interact Club de Ouro Preto e o Serviço Interprofissional de atendimento à mulher (Siame).

No terceiro dia, a turma recebeu jovens de Ouro Preto para uma tarde de dança. Além de aulas de forró e zumba, com o apoio do professor Ricardo Gontijo, os alunos do Studio Anuar de Dança do Ventre, Rafael Rocha e Bruna Soares (que também é aluna de Administração) fizeram um apresentação. Ao final, os jovens visitantes foram convidados a participar de um projeto, com o propósito de promoverem uma apresentação de dança no final deste ano.

Bom mesmo é fazer parte

Aluna do 3º ano de Administração, Júlia Oliveira avalia positivamente o evento e sente-se feliz por ter contribuído para a realização deste. “Sempre me considerei socialmente responsável, portanto, fazer parte do Solidarize-se não foi novidade. A novidade foi ver como a comunidade acadêmica recebeu bem a proposta e como foi uma iniciativa promissora. É muito emocionante saber que atividades como essa de fato afetam a vida das pessoas, e que nós fizemos parte disso”, comemora.

Prova da boa recepção do evento pela comunidade foi a atitude de coragem da estudante Sirlaine Aparecida da Silva, do curso de Metalurgia. Ao ver a possibilidade de poder doar seus cabelos, ela não pensou duas vezes. “Não é algo que eu já tivesse planejado, resolvi na hora. Sempre me comoveu, ao assistir aos noticiários, pessoas em tratamento contra o câncer sofrendo pela perda de seus cabelos. Fico feliz por poder ajudar o próximo e, quando puder, farei outras vezes”, conta a aluna, que afirma já estar totalmente adaptada ao novo corte.

Para Juliano Silva, professor de Matemática do Campus, com o evento, a turma de Administração lançou uma semente que ainda dará muitos frutos: “vi pessoas se conscientizando sobre como cuidar melhor de sua saúde, pessoas felizes por conseguirem retirar algum documento e outras com o sentimento de dever cumprido ao doar um pouco do seu cabelo. Fazer o bem é uma corrente que se espalha”.

Para conferir fotos do evento, acesse a fanpage do IFMG - Campus Ouro Preto.

DboraMendes2.JPG

SrgioAlfenas3.JPG