Você está aqui: Página Inicial Ensino Técnico Integrado Cursos Administração

Administração

por Alessander Pery Lopes Thomaz última modificação 27/04/2016 10:02

O curso

O curso Técnico em Administração foi proposto de forma a tornar o egresso apto a executar as atividades relativas à administração nos mais diversos setores de uma organização, seja ela pública ou privada, com ou sem fins lucrativos. O egresso poderá, inclusive, empreender o próprio negócio. O curso tem como objetivo geral formar profissionais de nível técnico em Administração, visando a uma atuação crítica, ética e responsável no mundo do trabalho.

Perfil do profissional

O técnico em Administração formado pelo IFMG - Campus Ouro Preto será dotado de uma formação humana geral e de uma formação profissional que lhe possibilite a construção de uma visão crítica da sociedade, espírito criativo e empreendedor, capaz de desenvolver atividades inerentes a sua área de formação.

A área profissional de Administração compreende atividade de administração e de suporte logístico à produção e à prestação de serviços em qualquer setor econômico e em todas as organizações, públicas ou privadas, de todos os portes e ramos de atuação.

O curso Técnico de Administração propõe a formação de um técnico com as seguintes competências:

Gerais:

- conhecer e saber utilizar as tecnologias associadas aos instrumentos, técnicas e estratégias utilizadas na busca da qualidade, produtividade e competitividade das organizações;
- ser capaz de realizar ações de planejamento, avaliação e gerenciamento de pessoas e processos referentes a negócios e serviços presentes em organizações públicas ou privadas de todos os portes e ramos de atuação;
- conhecer e saber utilizar tecnologias organizacionais, viabilidade econômica, técnicas de comercialização, ferramentas de informática, estratégias de marketing, logística, finanças, relações interpessoais, legislação e ética;
- conhecer sobre ética, empreendedorismo, normas técnicas e de segurança, redação de documentos técnicos e educação ambiental.

Específicas:

- ser capaz de executar as funções de apoio administrativo: protocolo e arquivo, confecção e expedição de documentos administrativos e controle de estoques;

- ser capaz de operar sistemas de informações gerenciais de pessoal e material;

- ser capaz de utilizar ferramentas da informática básica, como suporte às operações organizacionais.

Área de atuação

O técnico em Administração pode exercer sua função em todas as esferas da sociedade em que houver trabalhadores, como: fábricas, hospitais, empresas comerciais e indústrias, estatais, entre outras. Dentro dessa perspectiva, o técnico em administração pode desempenhar atividades diversas, dentre outras: conduzir processos de recrutamento e seleção, desenvolvimento e avaliação de desempenho de colaboradores; planejar e controlar a logística de produtos, materiais, bens e serviços, envolvendo compras, armazenagem e transporte; executar atividades nas áreas fiscal, financeira e contábil; analisar cenários competitivos, suprindo o planejamento.

Requisito

Para o ingresso no curso o candidato deverá ter concluído o ensino fundamental e submeter-se ao processo seletivo anual, segundo critérios definidos no Edital do Processo Seletivo da Instituição.

Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Duração: 3 anos

Turno: integral

Vagas: 40

Contato: (31)3559-2191

MATRIZ CURRICULAR

PROJETO PEDAGÓGICO

Ações do documento