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Dúvidas Frequentes

por Tatiana Toledo Ferreira última modificação 10/06/2015 15:06

Qual o horário de funcionamento da biblioteca?

A Biblioteca funciona para atendimento ao usuário das 8h às 22h30. Apenas o auditório funciona das 7h às 22h50.

Quem pode pegar materiais para empréstimo domiciliar?

Alunos e servidores docentes e técnico-administrativos.

O que é necessário para que eu possa pegar um material emprestado?

É obrigatório que os alunos apresentem a carteirinha e os servidores documento de identificação com foto.

Quais materiais têm empréstimo domiciliar?

Livros, dissertações, teses, DVDs e fitas de vídeo. Os DVDs e as fitas de vídeo se restringem aos docentes até que esses materiais estejam cadastrados no sistema. Os demais materiais são emprestados localmente.

Qual o prazo do empréstimo domiciliar?

DVDs e fitas de vídeo: 4 dias corridos para docentes; Livros, dissertações e teses: 14 dias corridos para servidores e 7 dias corridos para alunos.

O que acontece se eu devolver uma material com atraso?

O usuário será bloqueado de usar os serviços da biblioteca pelo dobro de dias de atraso.

Onde posso consultar o catálogo da biblioteca?

A biblioteca dispõe de um terminal destinado à consulta. O catálogo também está disponível na Internet no endereço http://pergamum.ifmg.edu.br/pergamum/biblioteca/index.php

Não sei pesquisar no catálogo. O que fazer?

Solicite a ajuda de um funcionário ou recorra ao tutorial disponível na Internet no link: Como utilizar o catálogo

Posso renovar pela Internet os materiais que estão comigo?

Sim. É necessário que se faça o login na página do catálogo da biblioteca. Vá ao link SERVIÇOS, depois em CIRC./RENOVAÇÃO, selecione os materiais que deseja renovar nas CIRCULAÇÕES ABERTAS e clique em RENOVAR ITENS SELECIONADOS. Seus materiais serão renovados apenas se não estiverem reservados para outros usuários, por isso não deixe para renovar na última hora.

Posso reservar materiais pela Internet?

Sim. Basta localizar o material no catálogo e clicar no link RESERVAR que aparece ao lado direito do registro. Reserva-se apenas materiais que estão emprestados e materiais que estão emprestados com você não serão reservados. É necessário que se faça o login para realizar a reserva.

Não consigo acessar os serviços online da biblioteca. O que fazer?

O acesso online é feito através do login e senha informados no cadastro realizado, se encontrar algum problema procure a biblioteca.

A biblioteca sempre encaminha e-mails avisando das circulações e reservas?

Não. Podem ocorrer falhas e o sistema não enviar e-mails de aviso. O não envio de e-mails não dá direito ao usuário questionar que não sabia do prazo de devolução de um material ou que não sabia que uma reserva estava disponível. É necessário que o usuário fique atento à data de devolução carimbada na ficha do material ou que acompanhe as circulações e reservas pela Internet no catálogo na parte de SERVIÇOS.

Perdi um material da biblioteca. O que fazer?

Você deve comunicar imediatamente a perda à biblioteca. Você será bloqueado de utilizar os serviços da biblioteca enquanto não restituí-la com um mesmo material, da mesma edição ou mais recente.

Não consigo acessar algumas bases do Portal de Periódicos da Capes.

Procure um dos bibliotecários ou encaminhe um e-mail para o endereço biblioteca.ouropreto@ifmg.edu.br informando sobre o assunto.

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