Você está aqui: Página Inicial Biblioteca

Biblioteca

por admin última modificação 10/06/2015 15:10

biblioteca.JPG

A biblioteca Tarquínio José Barboza de Oliveira é responsável por promover o acesso, a disseminação e o uso da informação, como apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão, contribuindo para a produção e evolução do conhecimento.

O acervo da biblioteca é formado por livros, revistas, vídeos, DVDs etc., e é aberto ao público interno e externo da Instituição.

 

BIBLIOTECA TARQUÍNIO JOSÉ BARBOZA DE OLIVEIRA

Tarquínio José Barboza de Oliveira, historiador paulista que escolheu Ouro Preto para encerrar seus dias, vivendo  intensamente o cenário autêntico da Conjuração Mineira de 1789, organizou os autos da Devassa e as Cartas Chilenas, além de escrever diversos livros.

Esse trabalho fez com que se apaixonasse pela história e viesse residir em Ouro Preto juntamente com sua família no ano de 1975, onde comprou a Fazenda São José do Manso e se instalou. Mais tarde comprou um casarão antigo no Bairro Alto da Cruz.

Cidadão ilustre, prestou homenagens a  importantes vultos como Tristão de Athayde e recebia em sua Fazenda do Manso inúmeros escritores, entre eles a poetisa Cora Coralina  e Alceu de Amoroso Lima além de reativar a antiga produção de chá preto, que no passado era exportado diretamente para fora do país.

Convidado pelo diretor Ronaldo Toffolo para assessorá-lo em sua gestão no  Centro Federal de Ouro Preto, seu nome foi eternizado na área do conhecimento e da cultura na Biblioteca do Instituto Federal de Minas Gerais.

Faleceu em dezembro de 1980 na Santa Casa de Misericórdia e foi sepultado na Igreja de São José.

Prestou uma homenagem à cidade de Brasília no dia de sua inauguração, ofertando ao Presidente da República Juscelino Kubistchek uma ode, que encontra-se até os dias de hoje pendurada no Palácio do Planalto:

 

Ter a glória de ser uma pedra obscura

em tuas avenidas, em teus muros,

em tua presença, Brasília!

Ter a alegria de ser um grão de areia

no cimento de sua alvenaria, criadora de formas para o futuro, Brasília

(Tarquínio J. B. de Oliveira)

 

 

 

Por Gláucia Maria Ferreira de Carvalho

Bibliotecária - Coordenadora

 

Horário de atendimento: 8h às 22h30

 


 

Ações do documento